0
0
0
0
0

O reumatologistaSão doenças inflamatórias, imunológicas, osteometabolicas, amplificações dolorosas, entre outras pesquisa, investiga, diagnostica e define o tratamento de várias doenças principalmente as que causam dor nas articulações, músculos, ossos, tendões, bursas. São doenças inflamatórias, imunológicas, osteometabolicas, amplificações dolorosas, entre outras.

Trata de doenças como: a artrite reumatóide, uma doença crônica que causa dor, rigidez, inchaço e perda da função articular; a febre reumática, de origem bacteriana e que se caracteriza por inchaço e dor das articulações podendo comprometer o coração; a fibromalgia, que provoca dores generalizadas pelo corpo, fadiga e sono não reparador; a tendinite, uma inflamação nos tendões; e a bursite, inflamação da bursa (pequeno saco localizado entre o osso e estruturas como músculos, pele e tendões).

As vítimas de lombalgias (dores na coluna e portadores de hérnia de disco) e da osteoporose, ocasionada pela perda de massa óssea, também são atendidas por esse profissional.

Existem mais de 100 tipos de doenças reumáticas, vale também lembrar da osteoartrose (Bico de Papagaio), a gota (causada pelo excesso de ácido úrico) e do lúpus (doença auto imune sistêmica que pode comprometer a pele, articulações, rins, coração, entre outros órgãos). Algumas delas são muito graves e podem ser difíceis de diagnosticar e tratar.

Sintomas vagos como fadiga, febrícula, mal estar, perda de peso podem ser a primeira manifestação de algumas doenças reumáticas.

Ressaltamos que, além de quadro de dor, algumas doenças reumáticas podem comprometer também órgãos vitais como o coração, rins, cérebro e pulmões. Por isso, se o paciente apresentar algum dos sintomas já citados deve procurar urgente um reumatologista.

Tagged with:

Filed under: Professor Goldenberg

Like this post? Subscribe to my RSS feed and get loads more!