Coluna: Ponto e Vírgula
Por Prof. Dr. José Goldenberg*

A queixa de dor na coluna vertebral, que acomete 80% da população ao longo da vida, é a segunda causa mais frequente de dor, perdendo apenas para a cefaleia.

Existem mais de 50 causas de doenças da coluna, além de outras em sua vizinhança que apresentam sintomas na própria coluna. Ninguém precisa conviver com dor. Cerca de 50% das dores desaparecem depois de 10 a 21 dias com orientações simples. Caso isto não ocorra, é hora de procurar um medico especialista visto que a sua persistência pode denunciar a presença de enfermidades preocupantes com risco de morte ( tumores malignos, infecções), e requerem uma avaliação competente em que múltiplos aspectos devem ser considerados, entre eles, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação a prevenção e a reintegração social.

Diante desta situação uma das armas mais importante é a informação. Durante os meus 40 anos de pratica médica observando as consequências da desinformação me estimularam a escrever este livro, que tem o objetivo de ajudar o doente a entender os seus sintomas e atuar sobre os fatores de risco de dor de coluna ( como obesidade, postura, sedentarismo e tabagismo) para que possa participar do tratamento e prevenção.

Coluna Ponto e Vírgula é o tipo do livro, que como bem diz o seu subtítulo “ coloca um ponto final nas dúvidas e uma vírgula nos mitos”. A obra traz informações de grande interesse, dissipa mitos, ensina a prevenir muitos problemas, enumera cuidados necessários para evitar ou atenuar muitas das dores que constituem matéria de lamentações tão generalizadas.
Com o livro aprende-se de tudo: as doenças da coluna, o diagnóstico, os tipos de dor, os tratamentos clínicos e cirúrgicos ( indicados em 2% dos casos). Em textos simples e diretos, o leitor recebe conselhos sobre como evitar os problemas e assegurar uma vida saudável.

Em conclusão, este livro procura conscientizar e educar o leitor e o paciente mantendo-o informado sobre todas as etapas desde o diagnóstico ao tratamento, incluindo os riscos e benefícios, tornando-o um parceiro no processo.